FIDES – Orfeão de Valbom…

Somos uma Associação sem fins lucrativos, com  Estatuto de Utilidade Pública, que se dedica a atividades de cariz cultural, recreativo e desportivo.

Nascemos a partir de um grupo de jovens que se reuniu para cantar na missa de Natal do ano de 1985. Crescemos, desenvolvemo-nos e alargámos horizontes, “saindo” de Valbom para espalhar a nossa cultura por todo o país e pelo estrangeiro.

Na nossa fundação, “assentámos arraiais” no Centro Social de Valbom, então ainda por terminar, onde dispúnhamos de um estrado numa pequena sala, que servia para arrumar os nossos parcos haveres. Depois, passámos para uma sala no Edifício Mafavis, ali mais abaixo, que se transformou na primeira sala de exposições. Mas como não havia espaço para ensaiar, andámos por alguns “poisos temporários”, como a Fábrica dos Giestas, até fixarmo-nos, por algum tempo, no Centro Infantil de Valbom. Nessa altura, já se tinha trocado a sala no Mafavis por outra, mesmo em frente ao Centro Infantil, e procurávamos, afanosamente, um local onde construir o projeto que nos alimentava então os sonhos: a Escola Cultural do FIDES.

Finalmente, em setembro de 1997, inaugurámos a nossa Sede, na Rua Ferreira de Castro. Desde então, é neste local que decorrem as nossas atividades, com a exceção dos treinos/jogos de Basquetebol.

Neste percurso tornámo-nos membros de algumas instituições, das quais destacamos:

  • FCCG – Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar.
  • FENAMCOR – Federação Nacional do Movimento Coral, co-fundador.
  • INATEL – Instituto Nacional de Apoio aos Tempos Livres.

No nosso 25.º Aniversário foi-nos atribuído o Coração de Ouro da Câmara Municipal de Gondomar.