Quando no ano de 1997 o Fides-Orfeão de Valbom resolveu alargar o seu leque de actividades à prática desportiva federada, teve a preocupação de analisar convenientemente o panorama desportivo em Gondomar e, muito concretamente na Freguesia de Valbom.

Teve o intuito de não enveredar pelo avolumar de modalidades já existentes, mas antes de criar oportunidades na divulgação de uma vertente desportiva quase inexistente no nosso Concelho – o Basquetebol. Nesse mesmo ano, inscrevemos o FIDES na Associação de Basquetebol do Porto (ABP) com 3 equipas masculinas (Iniciados, Cadetes e Juniores B), iniciando desde logo a nossa participação nos respectivos campeonatos. Em 1998, para além da inscrição das mesmas equipas, tivemos a “ousadia” de inscrever uma equipa de Cadetes/juniores Femininos que de imediato entraram no campeonato da ABP.

Durante os anos seguintes, continuamos a trilhar os caminhos da formação, trazendo para o nosso meio mais jovens. Naturalmente que esta nossa persistência e empenho na modalidade teria de trazer frutos e, hoje, já nos honramos de termos conquistado em 2001, no escalão de Cadetes Masculinos, o 2.º lugar, com os mesmos pontos do 1.º classificado no Campeonato Distrital da II Divisão da ABP.

Em 2001 iniciamos um projecto (Formação no Básico), entretanto apresentado na Câmara Municipal de Gondomar ao Exmo. Sr. Dr. Fernando Paulo, que o acolheu com satisfação, tendo nós dado os primeiros passos com duas escolas do Ensino Básico (Pinheiro e Lagoa) que serviram como experiência para a criação das nossas escolas de Mini-basquete.

Em 2004 decidimos abraçar a vertente mais competitiva e formamos, para além das já existentes, uma equipa Sénior Masculina, tendo como objectivo cativar mais jovens para a modalidade, que disputou o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, tal experiência não teve os resultados pretendidos e em 2005 acabamos com este escalão, virando as nossas atenções, novamente, para a área da formação.

Em 2010 voltamos a ter um escalão feminino e uma equipa de séniores, a disputar o campeonato do INATEL.

Neste momento, estamos numa fase de consolidação dos escalões de Minis, Iniciados e Cadetes, com uma equipa técnica fortemente animada e encorajada para fazer crescer cada vez mais a modalidade, engrandecendo e transmitindo aos nossos jovens os valores da vivência em colectivo criando os alicerces para um futuro mais saudável, mais responsável e mais humano.

Foi responsável o Director Desportivo, José Álvaro Santos, até Março de 2010.  Nessa altura, assumiu o cargo o Jorge Fonseca.