Criada em Dezembro de 1985, a Associação Coral FIDES – Orfeão de Valbom, tem desenvolvido uma actividade cultural constante, não só na música, mas também na dança, na poesia, no bailado, nas artes plásticas, no teatro e na rádio, entre outras. Dedica-se também ao desporto, tendo já tido secções de Futsal e Pesca Desportiva.  Actualmente, tem apenas Basquetebol.

Desenvolve um projecto de Escola Cultural para Valbom, que inclui Escolas de Música, de Dança, de Teatro e de Poesia.

Convidou vários artistas plásticos a expôr, em várias ocasiões, na sua sede, entre os quais é de destacar o Prof. Abílio Guimarães, que pintou Valbom ao vivo, com uma série de 20 quadros, numa exposição intitulada “Imagens de Valbom para além de nós”, com textos de Helder Pacheco.

Participou com stand próprio em várias Feiras de Artesanato do Concelho de Gondomar, e foi um dos fundadores da Feira Etnográfica de Valbom, na qual participou durante cinco anos, integrado área de representação medieval, com um stand inteiramente projectado, executado e montado por si.

Produziu e realizou um programa semanal de rádio (“Nem isto…nem aquilo”), com a duração de 3 horas, entre Outubro de 1991 e Maio de 1992.

Durante alguns anos organizou o programa “Valbom – 8 dias para todos”, promovendo as artes, o desporto, o convívio e a amizade.

Promove regularmente conferências, palestras e workshops sobre os mais diversos temas, nomeadamente ligados à música, à cultura, à educação e a temas sociais.

Aposta nos mais jovens, não só no campo musical, com o Grupo Infanto-Juvenil “Angelus”, mas também com acções no campo da dança, teatro, teatro de fantoches e poesia, além do aspecto formação e apoio pedagógicos.

Na área desportiva, incentiva a prática do Basquetebol onde conta já com equipas a disputar Campeonatos em diversos escalões de formação, desde os minis (8-10 anos) aos juniores ( sub-18), contantando também, desde a época de 2010/11 com uma equipa de seniores ( Campeonato do INATEL ) e uma equipa feminina.

Publica o “Notas Soltas”, um pequeno boletim de informação, onde, além de notícias das suas actividades, tenta incluir sempre que possível matérias de carácter cultural.

É sócio fundador da FCCG – Federação das Colectividades de Gondomar, estando representado na Direcção.

É um dos sócios fundadores da FENAMCOR – Federação Nacional do Movimento Coral, desde 2003, tendo estado sempre representado nas sucessivas Direcções.

Foi até recentemente uma Associação RNAJ, estando ligada ao Instituto Português da Juventude.

Está, desde 2010, ligado ao INATEL, tendo o estatuto de CCD.

Ao longo da sua existência e em permanente serviço, vai continuando a levar a sua cultura a outras terras e a outras gentes, mostrando o valor e empenhamento do seu grupo, onde o colectivo se sobrepõe sempre ao individual e tudo fazendo para dignificar o seu nome, Valbom e o Concelho de Gondomar.