Para o concerto de Páscoa, volvidos cinco anos após a apresentação do Requiem de Gabriel Fauré (1845-1924), em parceira com o Coro de São Tarcísio, o Coral FIDES-Orfeão de Valbom apresentou-se a solo, no passado dia 21 de abril de 2018, na Igreja Matriz de Valbom, para interpretar esta obra emblemática do repertório sinfónico deste compositor.

«Diz-se que o meu Requiem não expressa o receio da morte e alguém lhe chamou música fúnebre de embalar. É assim, porém, que eu vejo a morte: como uma feliz libertação, a aspiração a uma felicidade transcendente, na vez de uma experiência dolorosa. […] Talvez eu tenha instintivamente evitado aquilo que se entende como certo e ajustado, após tantos anos em que acompanhei ao órgão serviços de exéquias! Eu sei tudo isso de cor. Queria compor algo diferente.» [Fauré; 1902]

Num clima intimista, os andamentos da obra, através das subtis variações de dinâmicas, cor e harmonias refletem o sentimento humano pela fé, desde a dor da perda até à antevisão do paraíso e à premissa do eterno descanso.

A Direção Musical esteve a cargo do nosso maestro José Paulo Freitas.

Solistas: Irma Amado & Ivo Magalhães | Piano: Goreti Azevedo |Violino: Gisela Santos & Rita Pereira