Desde o seu nascimento, o Basquetebol do FIDES teve sempre duas iniciativas de que nunca se separou, com finalidades, alvos e tipo de organização completamente diferentes: o Torneio e o Street Basket.

Azulejo evocativo do I Torneio José Alvaro Santos

Azulejo evocativo do I Torneio José Alvaro Santos

Em 2011, ainda inserido nas comemorações dos 25 anos do FIDES – Orfeão de Valbom, iniciadas em 25 de Dezembro de 2010, o torneio estava programado para se disputar a 17 de Abril (Domingo de Ramos). Aquela que foi, sem sombra de dúvida, a maior manifestação de carácter desportivo ocorrida na cidade de Valbom com organização particular, ficou rapidamente marcada por dois sentimentos contraditórios: por um lado o falecimento do vice-presidente do FIDES e responsável maior pela modalidade de basquetebol, José Álvaro Vasconcelos Santos, em Março de 2011 e, imediatamente, pela decisão da direção em alterar o nome do torneio, que veio a denominar-se: “Torneio José Álvaro Santos” homenageando, desta forma, o director precocemente falecido.

Assim, a direção pretendeu perpetuar o nome e a obra de um homem que deu muito de si ao desenvolvimento da modalidade na nossa associação e que partiu no momento em que o Fides Gondobasket ostentava todos os escalões de formação e seniores. Notável, tratando-se o Fides de um clube pequeno mas que ousou ser o único em Gondomar a abraçar um projeto de Basquetebol.

E conseguiu-o…

Quatro anos após, o FIDES continua de pedra e cal na modalidade e o Torneio José Álvaro Santos, entretanto alterado para torneio de início de época, encontrou o seu lugar nas realizações da Associação de Basquetebol do Porto, constituindo um saudável convívio entre os jovens amantes da modalidade.